top of page
Guerreiro São Pedro  (92).jpg

Guerreiro de Alagoas: Muito além das cores


O apito do Mestre dá início a magia e a força do Guerreiro. Apita Mestre, apita por favor! Arranca do peito nossa dor.

É um projeto autoral que tem como principal foconconstruir uma narrativa imagética dos brincantes do Guerreiro Alagoano. A primeira etapa do projeto se deu com a produção fotográfica estilo retrato, priorizado os signos e sinais que vão além das cores que compõem as vestes dos personagens envolvidos nessa cultura tão ancestral e simbólica, dentro do cenário cultural alagoano. A segunda etapa começou no Instagram, com nove retratos de alguns componentes do Grupo Guerreiro São Pedro Alagoano, da doce e forte Mestra @_maria_helena.50.
Esse projeto foi um dos selecionados no Prêmio Vera Arruda de Artes Visuais, Fotografia, Design, Moda e Cultura Digital, dentro da lei de incentivo a cultura Aldir Blanc no Estado de Alagoas, com o apoio da @secultal.
A terceira etapa do projeto se desenrola por aqui com exposição online, tendo as obras disponibilizadas para venda, com parte dos valores entregues ao grupo do Guerreiro São Pedro Alagoano.
A quarta e última parte, será o lançamento de um catálogo fotográfico com narrativas históricas dos componentes, sobre suas experiências dentro do grupo. A ideia é trazer esse protagonismo para o primeiro plano, lugar de fala e imagem. Representação de quem sabe o que é um Guerreiro além das cores, representante de uma cultura tão importante para nosso Estado.

O Projeto Guerreiro de Alagoas: Muito Além das Cores, teve o apoio financeiro da Lei de Incentivo Cultural Aldir Blanc, cedido pelo Edital Vera Arruda, com apoio da Secult (Secretaria de Cultura de Alagoas) e do Governo de Alagoas em parceria com o Governo Federal. 

bottom of page